Estudo inédito aponta relação entre bexiga hiperativa em mães e filhos
Estudo realizado pelo membro do Departamento de Uropediatra da SBU, Dr. Ubirajara Barroso Jr., em conjunto com o chefe do Departamento, Dr. José Murillo Bastos Netto, ganhou o prêmio de melhor trabalho apresentado no congresso da International Children’s Continence Society (ICCS), realizado de 30 de junho a 2 de julho, em Kyoto (Japão).
Intitulado Lower urinary tract symptoms in children are associated with urinary symptoms in their mothers (Sintomas do trato urinário inferior em crianças estão associados a sintomas urinários em suas mães), o estudo, realizado durante cinco meses com 823 pares (mães e filhos) nas cidades de Salvador (BA) e Juiz Fora (MG), apontou a relação entre bexiga hiperativa em mães e seus respectivos filhos. O trabalho foi coordenado por Dr. Ubirajara Barroso Jr., professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e foi realizado em conjunto com o Dr. José Murillo Bastos Netto, professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, e a doutoranda da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Ariane Sampaio Sousa.
“É o primeiro estudo na literatura a mostrar que mães que têm sintomas de urgência miccional e incontinência urinária têm 2,8 vezes mais chance de ter filhos com o mesmo comportamento. Sempre esse problema foi estudado separadamente, não havia uma conexão. O estudo apontou que 12% das mães e 10% das crianças apresentaram bexiga hiperativa. Isso nos dá uma ideia de uma perspectiva nacional quanto à prevalência do problema”, explica Dr. Barroso, que também é chefe da disciplina de Urologia da Universidade Federal da Bahia.
“Ser premiado em um congresso onde estão os principais pesquisadores do mundo no tema já é motivo de orgulho. É um estímulo muito grande para continuarmos trabalhando. Além disso, abrem-se novas perspectivas. Fomos convidados, juntamente com a New York Medical College e o Dr. Israel Franco, para investigar o porquê dessa relação entre mães e filhos apresentarem o mesmo problema”, afirma.
Fonte: http://portaldaurologia.org.br/medicos/destaques/membros-do-departamento-de-uropediatria-da-sbu-ganham-premio-de-melhor-trabalho-em-congresso-da-international-childrens-continence-society/