Xixi noturno: muitas crianças sofrem com isso. É um desafio para os pais. Mas tem uma idade certa para parar com xixi na cama? De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 15% das crianças com até cinco anos fazem xixi na cama à noite. Aos sete anos, o número cai para 10%. Aos dez anos, vai para 5%.
As causas podem ser a demora no amadurecimento do sistema neurológico que controla a bexiga, fatores emocionais e até genéticos.
Alguns sinais podem indicar que a criança está segurando o xixi:
- segurar o genital
- cruzar as pernas
- ficar nas pontas do pé
- ficar agachada
- escapes na calcinha ou cueca
É muito importante beber líquidos, não prender o xixi, ir ao banheiro, no mínimo, de três em três horas durante o dia. À noite, a criança deve evitar líquidos depois do jantar e sempre fazer xixi antes de dormir.
Incontinência urinária
O urologista Flavio Trigo e a fisioterapeuta do grupo de uroginecologia do Hospital das Clínicas Mara Etienne explicaram no Bem Estar desta quarta-feira (9) os tipos de incontinência e quais os tratamentos.
Incontinência urinária é a segunda doença que mais afeta a qualidade de vida das pessoas – só perde para a depressão. É mais comum em mulheres e idosos. A incontinência afeta o convívio social, profissional, sexualidade e saúde. Não é normal perder xixi, seja tossindo, rindo, fazendo atividade física.
Existem diferentes tipos, sendo dois os principais:
- Incontinência de urgência – uma vontade repentina de urinar, em que não dá tempo de chegar ao banheiro antes que haja o vazamento.
- Incontinência por esforço – ocorre quando a pessoa perde xixi ao tossir, rir, espirrar, exercitar, subir ou descer escadas, levantar peso. Quando a pessoa exerce alguma outra forma de pressão sobre o assoalho pélvico.
- Perda de urina pela causa mista – que associa as duas situações.
Causas. Elas podem ser variadas, mas algumas são mais frequentes como gravidez e parto, obesidade, prisão de ventre, infecção do trato urinário, alimentação errada, envelhecimento, cirurgias e algumas doenças (câncer, diabetes, aumento da próstata).
Tratamentos. As indicações são diferentes e variam de acordo com o paciente. Há fisioterapia, cirurgia e algumas medicações.
Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/com-que-idade-as-criancas-param-de-fazer-xixi-na-cama.ghtml